Otimização Para Mecanismos de Buscas.

Para quem possui um site de vendas ou uma página institucional, é imprescindível ser facilmente encontrado pelo seu público-alvo através de buscas pela internet. Estar na primeira página de pesquisa de serviços como os do Google, garante um significativo aumento no tráfego e pode ser crucial no desenvolvimento de um negócio de sucesso. Por isso, cada vez mais se tem investido em estratégias que melhoram o posicionamento de páginas e lojas virtuais em buscadores de internet. O Search Engine Optimization, conhecido popularmente como SEO, é uma dessas estratégias e atua aplicando um conjunto de técnicas e práticas que visam melhorar o posicionamento de sites em sistemas de busca.

O funcionamento dos buscadores de internet.

Os mecanismos de busca pela internet funcionam rastreando e indexando páginas da web, para que em seguida elas sejam exibidas de acordo com sua relevância durante uma pesquisa realizada com base em determinadas palavras-chaves. Esses mecanismos seguem os comandos de um algoritmo complexo, que leva em conta diversos fatores de um site para determinar seu posicionamento. Isso beneficia algumas páginas e acaba prejudicando outras. O SEO atua de forma a fazer com que o algoritmo leia uma página como relevante, indexando-a de forma a ela aparecer nos primeiros resultados de uma busca orgânica, ou seja, não há a necessidade de pagar para o Google ou outro mecanismo para inserir o site na busca através de propagandas.

Aplicando o SEO em um site.

As estratégias de SEO começam a ser aplicadas em uma página a partir da elaboração das palavras-chaves. Tratam-se de termos buscados comumente no Google, que, quando procurados, podem ou não exibir uma página em sua pesquisa. O ideal é que se trabalhe com palavras-chaves relacionadas à temática e área do site no qual o SEO será empregado. Quando esses termos são selecionados, eles são aplicados em títulos de páginas de um site e em seu conteúdo. Se bem inseridos, o algoritmo dos buscadores considerará que determinada página é relevante para determinado termo, e a posicionará em uma colocação melhor durante a realização de uma busca pela web.

De olho no conteúdo.

Vale ressaltar como o conteúdo é importante na construção do SEO. Todo o conteúdo deve ser original e relevante para melhorar o posicionamento das páginas. Textos copiados, por exemplo, acabam sendo lidos como irrelevantes pelos algoritmos, de modo que o site acaba perdendo posições em uma busca. Além disso, quanto mais relevância uma página apresentar, mais fácil será a construção de uma estratégia de link building, algo que ocorre quando um site referência links de outro site. Os algoritmos entendem que páginas referenciadas por outras são muito relevantes, e as inserem em melhores posições uma determinada busca.

O planejamento de uma estratégia de SEO.

Como é possível notar, planejar e aplicar estratégias de SEO eficientes não é uma tarefa simples, de modo que é necessário um estudo complexo sobre o site e como ele será lido pelos algoritmos. Então, se está digitando no Google web designer em Porto Alegre, acertou sou a pessoa certa! Posso lhe ajudar. Por isso, quem busca aplicar metodologias de SEO eficientes em seu site, pode contar comigo. Basta solicitar um orçamento.